segunda-feira, 27 de junho de 2011

Como Criar um Dvd Usando o ConvertX to Dvd


Durante a instalação o ConvertXtoDVD pergunta para você se durante os seus projetos será utilizado o PAL ou o NTSC (Ele indica a utilização de PAL para aparelhos do Brasil). Quando o programa é aberto, você precisa importar arquivos para dentro dele. A utilização é bem simplificada: coloque os vídeos que você quer dentro do DVD para na lista no centro da tela.
Conforme você adiciona os vídeos em seu projeto, eles aparecem listados como “Título 1”, “Título 2” e “Título 3”, por exemplo. Para definir como o DVD vai funcionar quando pronto, clique no “+” ao lado de Opções de DVD. Ao fazer isso, várias opções são abertas, como para os vídeos iniciarem automaticamente, tudo ser reproduzido continuadamente e pular o menu principal.

O tema definido como padrão pelo programa é o “Black Mirror”, mas você pode escolher outro na opção Modelo em Uso. Para isso, dê um clique para selecionar a opção e outro para que abra um painel para escolher um novo tema: são mais de dez variações de modelos, mas todos muito parecidos.
Ao dar um duplo-clique sobre Editor de Estilo do Texto, uma nova janela é aberta com várias opções para definir melhor qual deve ser a aparência dos títulos e menus, como fontes, cores, espaçamentos e tamanhos, por exemplo. Em Vídeo e Áudio do Segundo Plano você pode colocar um vídeo e uma música para passarem ao fundo do menu principal.
Como editar os títulos
Cada um dos vídeos (identificados como Títulos) podem ser também editados ao clicar no “+” ao lado de cada um deles. É possível modificar o nome deles em Texto, a imagem que aparecerá no menu em Miniatura e o texto de cada um dos botões e títulos nas opções que vêm logo abaixo.
Dentro de cada Título também há uma opção para adicionar áudio alternativo (no caso de vídeos dublados ou com mais trilhas de som, por exemplo, observe que filmes Dual Audio adicionados ao projeto apresentarão 2 trilhas de áudio, que poderam ser escolhidas no Aparelho de Dvd durante a reprodução do mesmo). Caso o seu vídeo utilize alguma legenda (no formato .SUB ou .SRT), você pode clicar em Legendas e adicionar o arquivo (ideal para filmes com legendas separadas).

Os capítulos podem ser separados através do item Capítulos. Clique no “+” ao lado da opção e você pode separar um vídeo em vários capítulos diferentes: ao definir qual o tempo de início e término de cada um. A opção Vídeo traz definições da resolução do vídeo, o formato (NTSC ou PAL), a proporção e qual será o modo de redimensionamento (Letterbox, automático ou alongado).
Tudo pronto?

Quando absolutamente tudo estiver da maneira que você quer (menus, títulos e formatos), clique em Converter. O programa começa então a converter os arquivos de vídeo para gerar o DVD. Coloque uma mídia virgem em seu gravador de DVD e aguarde; caso contrário, o ConvertXtoDVD irá gerar um arquivo .ISO (imagem de DVD).
Configurações do CovertXtoDVD
Ao abrir as configurações do programa você encontra várias definições que podem ser colocadas como padrão, para que não seja necessário fazer isso a cada projeto. É possível definir em Especificações do DVD, por exemplo, qual o formato padrão de vídeo, a resolução e a proporção da tela da TV.
Na aba Gravando você escolhe qual o gravador instalado em seu PC que deve ser utilizado (se seu PC possui 2 gravadores como o meu, você deve ter bastante atenção a esse detalhe e escolher o Drive correspondente) e o que deve ser incluído no disco (é importante verificar essas opções para que o DVD não tenha problema de compatibilidade com o seu aparelho depois). As abas Áudio e Legendas trazem opções regionais que devem ser consideradas como padrão — ou seja, você define se o Português deve ser a língua padrão ou não.

Observações finais:
Não há configurações padrão perfeitas para a gravação de DVDs, visto que as configurações do seu aparelho de Dvd, da sua Tv e do vídeo adicionado ao projeto é que definiram o resulto em tela. Por isso recomendo que comece utilizando as configurações padrão do programa (pois são as configurações com maior compatibilidade) caso isso não funcione, procure informações sobre seus aparelhos e mude as configurações do ConvertX to DVD.
Quanto mais lenta for a gravação do Dvd melhor será o resultado (se seu aparelho tem dificuldade em reproduzir DVDs caseiros recomendo que utilize a velocidade 2x).
Se seu PC é um pouco antigo ou possui configurações minimas, e você executa outras tarefas durante a gravação do DVD, isso pode acarretar em erros a sua gravação.
Por esses motivos recomendo que você utilize mídias re-graváveis (DVD-RW ou DVD+RW) nos seus primeiros projetos, até que você saiba como o programa trabalha em seu PC, e até que todas as configurações estejam compatíveis com seu aparelho de DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário